5 formas de diminuir a possibilidade de AVC

5 formas de diminuir a possibilidade de AVC - Neurocirurgião São Paulo - SP
5 formas de diminuir a possibilidade de AVC – Neurocirurgião São Paulo – SP

Um acidente vascular cerebral (AVC) é um problema súbito no cérebro que ocorre quando um vaso sanguíneo no cérebro fica bloqueado ou se rompe e sangra.

Causas

São causados por uma falta de fluxo sanguíneo para uma parte do cérebro, devido a um bloqueio ou um sangramento de um vaso sanguíneo responsável pela irrigação do tecido cerebral.

O bloqueio de um vaso pode ser causado por:

• Um coágulo que se forma em um vaso sanguíneo no cérebro;
  • Um coágulo que se forma no coração ou em um vaso próximo ao coração que se solta, se move pela corrente sanguínea e fica preso em um vaso do cérebro;
  • Um depósito de gordura (placa) que se solta do revestimento de um vaso, viaja e fica preso em um vaso sanguíneo do cérebro.

Um sangramento do vaso pode ser causado por:

• Rompimento de aneurisma: um aneurisma é originado a partir de uma área frágil na parede de um vaso sanguíneo que resulta na protuberância ou até em um aumento de tamanho. Essa formação pode romper-se e resultar em uma das formas do acidente vascular cerebral do tipo hemorrágico.

Formas de diminuir o risco de AVC

Dentre os fatores não modificáveis destacam-se a idade, sexo, raça, localização geográfica e hereditariedade. Já os principais fatores modificáveis, podemos destacar:

1. Consumo de álcool em excesso

O consumo mesmo moderado de álcool eleva a pressão sanguínea e o risco de um AVC, afirma um estudo genético publicado na revista científica The Lancet em 2019.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que em torno de 2,3 bilhões de pessoas em todo o mundo consumam álcool, com média diária de 33 gramas de álcool puro por indivíduo.

2. Tabagismo

Quem fuma, têm risco duas vezes maior de desenvolver um quadro de AVC em comparação com pessoas que não fumaram ao longo da vida. Estima-se que aproximadamente 20% dos casos estão relacionados ao tabagismo.

3. Hipertensão arterial

A elevação da pressão arterial aumenta diretamente a incidência da condição, com indivíduos hipertensos tendo uma chance quatro vezes maior de sofrer um AVC.

A hipertensão lesa as paredes das artérias que favorecem o desenvolvimento de aterosclerose, que é uma inflamação, com a formação de placas de gordura, cálcio e outros elementos na parede das artérias do corpo humano, como do coração ou cérebro, por exemplo.

4. Diabetes

Altos níveis de açúcar no sangue podem danificar os vasos sanguíneos e os nervos, tornando o AVC mais provável. O diabetes é o segundo principal fator de risco do AVC, por piorar a hipertensão arterial e contribuir na formação da aterosclerose.

5. Níveis altos de colesterol

O excesso de colesterol pode se depositar nas paredes das artérias, fazendo com que elas fiquem obstruídas e o sangue pare de chegar ao coração; no caso das artérias cerebrais, pode ocorrer o AVC ou derrame cerebral.

Quais os sintomas de um AVC?

Podem haver muitos sintomas diferentes, dependendo de qual área do cérebro não está recebendo sangue suficiente. Começam rapidamente, geralmente dentro de poucos minutos e um acidente vascular cerebral grave pode matar rapidamente.

Uma parte do cérebro não recebe mais sangue, o tecido cerebral que não recebe sangue para de trabalhar e morre. Se uma área grande do tecido cerebral for afetada, os sintomas podem ser mais graves.

Dentre os sintomas, pode ocorrer a sensação de fraqueza ou dormência em um lado da face ou do corpo, dificuldade para falar ou engolir, entre outros.

Você tem histórico familiar de Acidente Vascular Cerebral ou sente alguma dor de cabeça? Entre em contato e vamos investigar o seu caso e buscar a melhor solução de seu problema.