BLOg do neurocirurgião

Dor de cabeça: as 3 dores mais comuns

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Share on print
Dor de cabeça as 3 dores mais comuns - Neurocirurgião São Paulo - SP
Dor de cabeça as 3 dores mais comuns – Neurocirurgião São Paulo – SP

Dor de cabeça, ou cefaleia, é uma condição frequente, de intensidade variável e características distintas. Ela pode ser classificada, segundo suas causas determinantes, em:

  • Cefaleias primárias: Não causadas por outro problema, como a enxaqueca e cefaleia em salvas.
  • Cefaleias secundárias: Causadas por outro problema, como as infecções bacterianas e virais (sinusite, meningite, gripes e resfriados, entre outras) e aneurismas ou tumores cerebrais.

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cefaleia, 95% das pessoas têm dor de cabeça pelo menos uma vez na vida. Desse grupo, 70% das mulheres e 50% dos homens sofrem com o mal pelo menos uma vez ao mês.

E há 13 milhões de brasileiros que encaram a dor 15 ou mais dias por mês, o que caracteriza cefaleia crônica, uma doença que pode ser incapacitante, impedindo a realização das atividades de rotina. Nesse cenário, as mais frequentes são a cefaleia tensional, a cefaleia em salvas e a enxaqueca. Vale ressaltar que existem casos que não são possíveis definir as causas das cefaleias.

Cefaleia tensional

A causa das cefaleias tensionais não é bem compreendida, mas pode estar relacionada com um limiar de dor mais baixo do que o normal. O estresse pode estar envolvido. Entretanto, o papel do estresse ainda não foi compreendido com clareza e não é a única explicação para os sintomas.

Outros problemas podem contribuir para ou provocar cefaleias. Os desencadeadores incluem:

  • Transtornos do sono;
  • Um problema com a articulação da mandíbula (distúrbio da articulação temporomandibular);
  • Dor no pescoço;
  • Fadiga ocular.

Sintomas

Cefaleias tensionais provocam a sensação de uma fita apertada em torno da cabeça. Elas começam na frente da cabeça ou na área ao redor dos olhos, depois se espalham por toda a cabeça.

Essas cefaleias podem ser episódicas ou crônicas. São raramente graves e geralmente não interferem nas atividades diárias.

As cefaleias tensionais não são acompanhadas de náuseas e vômitos, e não pioram com atividade física, luz, sons ou odores.

Cefaleia em salvas

A cefaleia em salvas é uma dor intensa de um lado da cabeça, localizada na têmpora ou em volta do olho, que dura pouco tempo (geralmente, de 30 minutos até uma hora).

As dores normalmente ocorrem regularmente durante um período de um a três meses, seguido de um período livre de dor de meses a anos.

Cefaleias em salvas são mais comuns entre homens e geralmente começam entre as idades de 20 e 40 anos.

Sintomas

A crise de cefaleia quase sempre começa de repente. Pode iniciar-se com uma congestão nasal e saída de líquido por um orifício nasal. Em seguida, surge uma dor intensa no mesmo lado da cabeça, que se estende até a área circundante do olho.

O pico de intensidade da dor ocorre em poucos minutos e normalmente dura de 30 minutos a 1 hora, mas pode durar de 15 a 180 minutos. Com frequência, a dor desperta as pessoas do sono.

Enxaqueca

Enxaquecas são a causa mais comum de cefaleias moderadas a graves recorrentes. Embora possam começar em qualquer idade, elas geralmente começam na puberdade ou na idade adulta.

Para a maioria das pessoas, as enxaquecas ocorrem periodicamente (menos de 15 dias por mês). Após os 50 anos de idade, frequentemente as cefaleias tornam-se significativamente menos intensas ou param completamente. E as enxaquecas são três vezes mais comuns entre as mulheres.

Sintomas

Em uma enxaqueca, a dor pulsátil ou latejante normalmente é sentida em um lado da cabeça, mas pode ocorrer em ambos os lados. A dor pode ser moderada, mas é muitas vezes intensa e incapacitante.

Atividade física, luz brilhante, barulhos altos, e determinados odores podem piorar a dor. Esta maior sensibilidade faz com que muitas pessoas recuem para uma sala escura e silenciosa, deitem-se e durmam, se possível. Tipicamente, as enxaquecas diminuem durante o sono.

Acompanhamento

Dificilmente encontraremos alguém que nunca teve um episódio de dor de cabeça. Se o problema for frequente, porém, é recomendável investigar com a ajuda de um especialista.

Costuma sentir alguma dor constante? Entre em contato e vamos buscar a melhor solução de seu problema.

Conheça outros artigos:

Siga minha página: