Os tumores cerebrais referem-se ao crescimento anormal de células dentro do crânio que pode levar a compressão e lesão de células normais do cérebro, e podem ser cancerosos (malignos) ou não cancerosos (benignos). Eles podem ter origem no cérebro ou ter se espalhado (metástase) a partir de uma outra parte do corpo.
O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que, para cada ano do triênio 2020/2022, sejam diagnosticados no Brasil 11.100 novos casos de tumores cerebrais/sistema nervoso central, sendo 5.870 em homens e 5.230 em mulheres.
Tipos de tumores cerebrais
- Primária: Os tumores primários têm origem nas células localizadas dentro do cérebro ou próximas dele. Podem ser cancerosos ou não cancerosos.
- Secundária: Esses tumores são metástases. Isto é, eles são originários de outra parte do corpo e se espalharam para o cérebro. Desta forma, são sempre cancerosos.
Sintomas
Os sintomas apresentam-se tanto nos tumores cerebrais não cancerosos como nos cancerosos. Tumores não cancerosos crescem lentamente e podem crescer excessivamente antes de causar sintomas. Os tumores cancerosos geralmente crescem rapidamente.
Os primeiros sintomas e a sua evolução dependem do tamanho do tumor, da velocidade de crescimento e da sua localização. E dependendo do local do cérebro que for afetado, o tumor pode desencadear sintomas específicos inerentes às funções daquela mesma área.
Muitos sintomas são decorrentes do aumento da pressão dentro do crânio:
- Cefaleia;
- Piora na função mental;
- Problemas devido à pressão sobre as estruturas específicas do cérebro ou próximas dele, tais como o nervo para o olho (nervo óptico).
Mais tarde, à medida que a pressão dentro do crânio aumenta, podem surgir náuseas, vômitos, letargia, sonolência, febre intermitente ou mesmo coma. A visão pode borrar de repente, quando a pessoa muda de posição e os sintomas frequentes são: vertigem, falta de equilíbrio e falta de coordenação. Alguns tumores cerebrais, geralmente os tumores primários, causam convulsões.
Tratamento
O tratamento depende da sua localização e do tipo de tumor. Às vezes, podem ser usados medicamentos para reduzir a pressão no interior do crânio, ou pode ser realizada cirurgia, radioterapia, quimioterapia ou uma combinação delas.
A cirurgia tradicional causa, por vezes, lesões cerebrais que podem conduzir a uma paralisia parcial, a alterações na sensibilidade, fraqueza e deterioração intelectual. No entanto, é indispensável extrair um tumor, seja canceroso ou não, se o seu crescimento comprometer estruturas cerebrais importantes.
Ficou alguma dúvida sobre tumor cerebral? Comenta aqui abaixo que vou esclarecer assim que possível, ou clique aqui e saiba mais.
Conheça outros artigos:
- Como é feita a cirurgia de Discectomia Percutânea?
- A Toxina Botulínica pode ser usada no tratamento da dor?
- Como ocorre a Neoplasia Raquimedular?
- Sabia que existem cirurgias endonasais?
- O que leva a pessoa a ter Esclerose Múltipla?
Siga minha página: