BLOg do neurocirurgião

Dor na lombar? Veja como resolver

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Share on print
Dor na lombar Veja como resolver - - Neurocirurgião São Paulo - SP
Dor na lombar Veja como resolver – Neurocirurgião São Paulo – SP

Dor na lombar está entre os motivos mais frequentes para consultas médicas. A dor geralmente resulta de problemas no sistema musculoesquelético, especialmente na coluna vertebral, incluindo os ossos da coluna, discos e os músculos e ligamentos que dão sustentação.

A dor se torna ainda mais frequente conforme as pessoas envelhecem, afetando mais da metade das pessoas com mais de 60 anos.

Causas

Na maioria dos casos, as dores são causadas por distúrbios na coluna vertebral, articulações, músculos, ligamentos e raízes nervosas ao redor dela ou nos discos entre as vértebras. Com frequência, não há uma única causa específica que possa ser identificada.

Qualquer distúrbio doloroso na coluna vertebral pode causar o reflexo de contração (espasmo) dos músculos em torno da coluna vertebral. Este espasmo pode piorar a dor existente. O estresse pode piorar a dor na região lombar, mas como isso acontece é incerto.

É importante lembrar que, ocasionalmente, a dor pode surgir devido a alguma causa indireta e não da coluna em si, como alterações da fisiologia renal ou de outras estruturas do sistema urinário, além de distúrbios em grandes artérias próximas da coluna. 

Prevenção

O risco de desenvolver dor lombar pode ser reduzido, fazendo o seguinte:

  • Exercitando-se – A forma mais efetiva de prevenir a dor na região lombar é exercitar-se regularmente. Exercícios aeróbicos, como nadar ou andar, melhoram a forma física como um todo e fortalecem os músculos em geral.

  • Fortalecendo e alongando os músculos – Exercícios específicos para fortalecimento e alongamento muscular podem ajudar. O alongamento dos músculos do abdômen, nádegas e costas (músculos do tronco) podem ajudar a estabilizar a coluna vertebral e diminuir a tensão sobre os discos que amortecem a coluna vertebral e os ligamentos que a mantêm no lugar.

  • Mantendo um peso saudável – O exercício também pode ajudar as pessoas a manterem o peso ideal, podendo reduzir o risco de desenvolver dois quadros clínicos que podem causar a dor na região lombar – obesidade e osteoporose.

  • Mantendo uma boa postura – A boa postura ao ficar em pé e ao sentar reduz o estresse das costas. Os assentos de cadeira devem permitir que os pés fiquem retos no chão, com os joelhos dobrados levemente e a região lombar ereta no encosto da cadeira. Se a cadeira não oferece suporte para a região lombar, pode ser utilizado uma toalha enrolada ou travesseiro pequeno.

  • Usando técnicas adequadas de levantamento de peso – Aprender a levantar peso corretamente ajuda a prevenir lesões nas costas. Os quadris devem ficar alinhados com os ombros (não devem ficar rotacionados para nenhum dos lados). Não devemos nos curvar com as pernas retas e esticar os braços para pegar um objeto. Ao invés disso, devem se curvar com os quadris e joelhos.

Mas lembrando que o ideal é sempre buscar ajuda especializada para realizar atividades físicas, e autorização médica para tratar adequadamente a condição conforme o que você realmente necessita.

Você sente alguma dor nas costas? Entre em contato e vamos buscar a melhor solução de seu problema.

Conheça outros artigos:

Siga minha página: