A Neuromodulação no joelho é um tratamento de radiofrequência (RF), uma forma de neuromodulação que modula a transmissão do sinal de dor e tornou-se progressivamente mais comum como tratamento para dores nessa região.
A dor da região do joelho é uma das mais comuns no Brasil e no mundo. De acordo com uma pesquisa realizada por uma empresa especialista em palmilhas ortopédicas, aproximadamente 69% dos brasileiros com mais de 18 anos sentem dores na articulação do joelho.
Principais causas de dores no joelho
- Lesões por traumas – Quedas, traumas diretos, entorses são as principais causas;
- Rompimento de ligamento – Essa ruptura de ligamento do joelho pode acontecer por entorse provocada por uma pancada forte ou torção do joelho durante uma mudança súbita de direção;
- Osteoartrose – A osteoartrose, ou artrose no joelho, é uma doença causada pela degeneração da cartilagem. Essa alteração causa dor, limitação de movimentos e diminui a qualidade de vida;
- Artrite reumatoide – É uma doença autoimune, inflamatória e crônica que provoca rigidez, dor e edema nas articulações;
- Entre outros.
Como funciona a Neuromodulação no joelho?
A neuromodulação dos nervos geniculares do joelho é indicada principalmente para os casos de artrose no joelho em que o paciente não respondeu a tratamento conservadores, ou seja, fisioterapia e medicamentos.
É uma técnica minimamente invasiva, pode ser utilizada em qualquer idade, porém é muito indicada para os pacientes idosos, que não querem ou não podem se submeter a um procedimento cirúrgico mais complexo.
Trata-se de uma corrente elétrica alternada com frequência oscilatória de 500.000hz, a qual gera o calor necessário para lesão neuronal desejada. Além da RF ablativa convencional (na temperatura de 80 a 90°C), pode-se utilizar RF pulsada (temperatura até 45°C) e a RF ablativa refrigerada.
No joelho, o principal alvo da RF consiste na inervação sensorial peri ou intra-articular, através dos ramos geniculares.
Mas e você, me conta se já conhecia o tratamento de neuromodulação no joelho. Se está buscando algum tipo de tratamento, entre contato e vamos juntos encontrar a melhor solução.
Conheça outros artigos:
- Como é feita a cirurgia de Discectomia Percutânea?
- A Toxina Botulínica pode ser usada no tratamento da dor?
- Como ocorre a Neoplasia Raquimedular?
- Sabia que existem cirurgias endonasais?
- O que leva a pessoa a ter Esclerose Múltipla?
Siga minha página: