Ator Michael J. Fox e doença de Parkinson

Ator Michael J. Fox e doença de Parkinson – Neurocirurgião SP

Michael J. Fox atualmente com 61 anos, se considera um homem de sorte, apesar da debilitante doença de Parkinson, da qual padece há três décadas.

Pra quem não se lembra, o ator fez sua estreia na série de televisão Family Ties, porém veio se tornar mundialmente famoso graças ao papel de Marty McFly na trilogia De volta para o Futuro na década de 80.

Michael prefere mostrar integridade e ver a parte positiva do que tem vivido. Apesar de a doença ter sido um ponto de inflexão no seu estado físico de saúde, Fox diz que para ele não faz diferença não dispor de cura.

Sobre a doença

É a segunda doença degenerativa mais comum do sistema nervoso central após a doença de Alzheimer.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), estima-se que aproximadamente 200 mil pessoas tenham a doença de Parkinson no Brasil. A incidência da doença avança progressivamente a partir dos 50 anos de idade e raramente ocorre em crianças ou adolescentes.

Ela é uma doença degenerativa e lentamente progressiva de áreas específicas do cérebro. Em muitas pessoas, o pensamento torna-se comprometido ou desenvolve-se demência.

É caracterizada pelo tremor quando os músculos estão em repouso (tremor de repouso), aumento no tônus muscular (rigidez), lentidão dos movimentos voluntários e dificuldade de manter o equilíbrio (instabilidade postural).

Sintomas

Geralmente, a doença de Parkinson começa de modo assintomático e avança de forma gradual. Os sintomas mais comuns são tremores em cerca de dois terços das pessoas e problemas com movimentos ou uma sensação reduzida de odores na maioria das outras.

Normalmente, a doença de Parkinson pode causar também os seguintes sintomas:

• Rigidez: Os músculos ficam rígidos, tornando o movimento difícil.
  • Lentificação dos movimentos: Os movimentos ficam lentos e menores e são difíceis de iniciar. Assim, as pessoas tendem a se mover menos.
  • Dificuldade em manter o equilíbrio e a postura: A postura torna-se curvada, e é difícil manter o equilíbrio. Portanto, as pessoas tendem a tombar para a frente ou para trás.

Diagnóstico

Para o diagnóstico, é fundamental a avaliação médica com um exame físico detalhado e, em caso de necessidade, o profissional pode lançar mão de exames de imagem complementares, como a tomografia computadorizada e a ressonância magnética. Nesse cenário, o diagnóstico da doença de Parkinson mostra-se dificultoso, pois os sintomas nas etapas iniciais de evolução da doença podem apresentar-se de forma sutil.

Além disso, a necessidade de um exame físico minucioso mostra-se fundamental para descartar possibilidade de um mal diagnóstico da doença de Parkinson, uma vez que em muitos casos, os tremores caracterizam-se como tremores essenciais.

Nessa conjuntura, durante o exame físico, o médico solicita a realização de manobras para a avaliação motora e, em determinados casos, o profissional pode lançar mão do uso de levodopa (medicação usada como matéria prima para a fabricação da dopamina pelo cérebro), auxiliando no diagnóstico positivo para a doença caso o paciente apresente melhora.

Vida de Michael J. Fox atualmente

O ator agora se dedica totalmente ao trabalho à frente da fundação que leva seu nome, uma ONG que criou em 2000 com o objetivo principal de buscar a cura para a doença. Desde a sua fundação, conseguiram doar US$ 650 milhões de dólares para pesquisas (R$ 3,68 bilhões de reais) e participar no aperfeiçoamento de alguns medicamentos.

Você também sofre dessa doença? Entre em contato e vamos buscar a melhor solução de seu problema.