Como evitar dor nas costas

Como evitar dor nas costas - Neurocirurgião São Paulo - SP
Como evitar dor nas costas – Neurocirurgião São Paulo – SP

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), dor nas costas é o problema de saúde mais comum entre os brasileiros e atinge mais de 16% da população ativa.

A dor pode manifestar-se de várias formas, entre elas:

• Dor local – ocorre em uma região específica e é o tipo mais comum de dor nas costas. A causa é geralmente uma pequena lesão discal, artrite na articulação e, em casos raros, distensão e entorse muscular.

• Dor irradiada – é a dor que sai da região lombar e desce pela perna e pode ser aguda ou intensa. Ela normalmente envolve apenas a parte lateral ou posterior da perna e pode descer até o pé ou apenas até o joelho.

• Dor referida – é sentida em um local diferente da causa real da dor. Por exemplo, algumas pessoas, quando têm ataque cardíaco, sentem dor no braço esquerdo. A dor referida de órgãos internos para a região lombar tende a ser mais profunda e latejante, e é difícil apontar o local exato. Geralmente, não há piora com o movimento, diferente da dor por doença musculoesquelética.

Lembrando que pode ocorrer das manifestações de dores nas costas, serem provenientes de outras patologias não ligadas diretamente a coluna, como o cálculo renal por exemplo, que é um motivo comum.

Causas de dor nas costas

A maioria das dores nas costas é causada por distúrbios na coluna vertebral e nas articulações, músculos, ligamentos e raízes nervosas ao redor dela ou nos discos entre as vértebras. Com frequência, não há uma única causa específica que possa ser identificada.

Qualquer distúrbio doloroso na coluna vertebral pode causar o reflexo de contração (espasmo) dos músculos em torno da coluna vertebral. Este espasmo pode piorar a dor existente. O estresse pode piorar a dor na região, mas como isso acontece é incerto.

Como evitar?

As pessoas podem reduzir seu risco de desenvolver algum tipo de dor nas costas, fazendo o seguinte:

• Exercitando-se;
  • Fortalecendo e alongando os músculos;
  • Mantendo um peso saudável;
  • Mantendo uma boa postura;
  • Usando técnicas adequadas de levantamento de peso.

A forma mais efetiva de prevenir esse tipo de dor, é exercitar-se regularmente, fazendo exercícios aeróbicos (como nadar ou andar) e exercícios específicos para fortalecimento e alongamento muscular (inclinações pélvicas e exercícios abdominais).

As pessoas que sentem dores nas costas devem consultar um médico antes de começarem a se exercitar.

Você sente alguma dor nas costas? Entre em contato e vamos buscar a melhor solução de seu problema.