A cirurgia da coluna vertebral deve ser realizada em casos específicos de insucesso do tratamento conservador de doenças degenerativas, deformidades ou mesmo fraturas e outras lesões da coluna. Atualmente, com as técnicas minimamente invasivas, se trata de um procedimento muito mais seguro e de rápida recuperação.
A coluna vertebral é uma das partes mais importantes da nossa estrutura corporal, formada por 33 vértebras ligadas a diversas articulações. A cirurgia dessa área, é indicada apenas para casos raros de doenças degenerativas ou até outras causas de dor na coluna, como fraturas, tumores e deformidades.
Como é feita?
Uma cirurgia minimamente invasiva, é um procedimento menos invasivo, que possui menor dano tecidual, com menor chance de infecção e recuperação mais rápida. Existem alguns tipos diferentes de cirurgias e isso é indicado e discutido com o paciente antes do dia em que o procedimento estiver marcado.
Ela pode ser feita por:
- Videoendoscopia – que utiliza um aparelho com uma câmera de vídeo, chamado de videoendoscópio;
- Nucleotomia ou cirurgia percutânea, que faz uso de sondas inseridas na pele por meio de agulhas;
- Fixação ou estabilização dinâmica da coluna lombar, que insere implantes responsáveis por normalizar o funcionamento mecânico da coluna;
- Artrodese, que utiliza parafusos, hastes e espaçadores para fixar as vértebras da coluna;
- Radiofrequência, também aplicada com uma agulha;
- Vertebroplastia ou cifoplastia, que é a técnica utilizada para injetar cimento ósseo, restaurando as vertebras com fratura;
- Entre outros tipos também minimamente invasivos – que utilizam sempre agulhas e outros instrumentos parecidos, sem precisar de grandes cortes – ou convencionais, com cortes maiores e técnicas mais invasivas.
Local da cirurgia
Deve ser realizada em um hospital com sala apropriada, pelo médico cirurgião e uma equipe especializada. após os procedimentos anestésicos adequados o paciente é devidamente posicionado para ser realizada uma pequena incisão.
Por meio dessa pequena incisão, serão inseridos todos os equipamentos necessários, podendo ter o auxílio de uma câmera de vídeo que ajude a ver o interior do paciente. Outras vezes, a cirurgia pode ser realizada apenas por técnicas percutâneas, ou seja, por através da pele, com o uso de agulhas.
Pós operatório
A recuperação total do paciente submetido a um procedimento cirúrgico minimamente invasivo tende a ser mais rápido e com menos estados dolorosos, sendo imprescindível o acompanhamento profissional devido.
Vale ressaltar a importância da atividade física orientada por um profissional da área em consonância com o médico, ou seja, a reabilitação do paciente permeia a multidisciplinaridade, indo desde a medicina, educação física, fisioterapia e, alguns casos, a psicologia.
Pacientes que sofrem de problemas na coluna costumam pensar que a cirurgia é a única opção de tratamento. Em alguns casos, sim. Mas a boa notícia é que, a maioria dos casos relacionados à coluna vertebral hoje em dia ,pode ser controlada com tratamentos não cirúrgicos ou procedimentos minimamente invasivos.
Mas e você, me conta se já conhecia sobre cirurgias atuais. Se está buscando algum tipo de tratamento ou acompanhamento, entre contato e vamos juntos buscar a melhor solução.
Conheça outros artigos:
- Como é feita a cirurgia de Discectomia Percutânea?
- A Toxina Botulínica pode ser usada no tratamento da dor?
- Como ocorre a Neoplasia Raquimedular?
- Sabia que existem cirurgias endonasais?
- O que leva a pessoa a ter Esclerose Múltipla?
Siga minha página: