A coluna vertebral é uma estrutura do sistema axial com papel fundamental no suporte físico do corpo e da proteção do sistema nervoso central (SNC), mais precisamente da medula espinal. Sendo assim, a coluna vertebral desempenha função basilar na movimentação física corporal, e as patologias da coluna podem levar a resultados debilitantes na qualidade de vida.
O sistema nervoso central é composto pelo cérebro e medula espinhal, enquanto o sistema nervoso periférico consiste em nervos espinhais, nervos cranianos e seus gânglios. A medula espinhal está contida na coluna vertebral. Estende-se da base do cérebro até a base da coluna, onde termina no cone medular e no filum terminal. Em termos anatômicos, a medula espinhal tem a porção inicial no forame magno do osso occipital e a porção final chega a L1-L2 (vértebras lombares 1 e 2).
Estrutura e função
A função da coluna vertebral e dos nervos espinhais, entre muitas participações, inclui:
- Suporte Estrutural – A coluna vertebral forma o eixo central de sustentação do peso e sustenta a cabeça, bem como transfere o peso do tronco e do abdome para as pernas.
- Fornecer estrutura e flexibilidade ao corpo – A estrutura articulada única da coluna permite rotação, flexão e extensão. Na região torácica, a coluna vertebral fornece locais de fixação para as costelas, e a coluna serve como local de fixação para vários músculos.
Como o sistema nervoso é afetado?
O sistema nervoso é um sistema de comunicação muito complexo, capaz de enviar e receber simultaneamente um grande volume de informações. No entanto, o sistema é vulnerável a doenças e lesões, confira alguns exemplos:
- As células nervosas podem se degenerar, causando a doença de Alzheimer ou de Parkinson.
- Os oligodendrócitos podem inflamar e ser perdidos, causando esclerose múltipla.
- Um bloqueio/anormalidade no fluxo sanguíneo no cérebro pode resultar em um acidente vascular cerebral isquêmico ou hemorrágico.
- Lesões/tumores resultam em dano estrutural ao encéfalo ou à medula espinhal, gerando estados de desfuncionalidade.
Como melhorar a saúde do sistema nervoso?
Ele é o responsável pela coordenação de ações tão cotidianas como andar, respirar e digerir os alimentos. Ele tem um papel fundamental no desempenho do equilíbrio do organismo e na realização de diversas tarefas que fazem parte do nosso dia a dia.
- Para estimular o sistema nervoso, atividades de cunho artístico como a dança, a música, a escrita e a leitura, são estimulantes para ter sempre o sistema nervoso ativo.
- A inclusão de alimentos com cálcio e vitaminas B, como legumes, queijo, carne, nozes e salsa é bastante favorável para manter um sistema nervoso saudável.
- A exposição consciente ao sol deve ser uma rotina incorporada na sua rotina diária.
- Evitar o excesso do consumo de substâncias nocivas para o organismo como álcool e cigarro.
- Realizar atividades físicas com indicação de um médico e acompanhamento de um especialista.
- Dormir bem, pois noites mal dormidas resultam em vários problemas de saúde, afetando inclusive o sistema nervoso.
Costuma sentir alguma dor constante? Entre em contato e vamos buscar a melhor solução de seu problema.
Conheça outros artigos:
- Como é feita a cirurgia de Discectomia Percutânea?
- A Toxina Botulínica pode ser usada no tratamento da dor?
- Como ocorre a Neoplasia Raquimedular?
- Sabia que existem cirurgias endonasais?
- O que leva a pessoa a ter Esclerose Múltipla?
Siga nossa página: