Descubra como acontece a Síndrome do Túnel do Carpo

Descubra como acontece a Síndrome do Túnel do Carpo - Neurocirurgião São Paulo - SP
Descubra como acontece a Síndrome do Túnel do Carpo – Neurocirurgião São Paulo – SP

A síndrome do túnel do carpo é a compressão dolorosa (pinçamento) do nervo mediano, quando este passa pelo túnel do carpo no pulso.

O túnel do carpo recebe esse nome por ser uma passagem estreita no pulso, através da qual nervos e tendões passam até a mão. O túnel é feito por tendões, ligamentos e ossos adjacentes.

O nervo mediano fica localizado na face palmar do pulso e passa pelo túnel do carpo. Este nervo confere sensibilidade ao polegar, dedo indicador, dedo médio e o lado do dedo anelar que fica voltado para o polegar.

O que pode causar?

É causada principalmente por lesões relacionadas a esforço repetitivo, mas existem também causas traumáticas (quedas e fraturas), inflamatórias (artrite reumatoide), hormonais e medicamentosas, além de tumores também estarem entre as possíveis causas da síndrome.

Sintomas

Normalmente, são sensações estranhas de dormência, formigamento e dor nos três primeiros dedos, na metade do dedo anelar e no lado do polegar. As dores se manifestam mais à noite e ocorrem fundamentalmente na área de enervação do nervo mediano.

Em alguns casos a mão toda é afetada, e também pode haver dor e uma sensação de queimação ou formigamento no antebraço.

A evolução da síndrome dificulta a manipulação de estruturas pequenas e execução de tarefas simples como: abotoar uma roupa, enfiar a linha numa agulha ou apenas segurar uma xícara.

Tratamento

O tratamento leva em conta o grau de comprometimento da doença. Sendo leve, é indicado a colocação de uma órtese para imobilizar o pulso e o uso de anti-inflamatórios.

Em último caso, se a dor ou o formigamento for intenso ou se o músculo atrofiar ou enfraquecer, a cirurgia é a melhor maneira de aliviar a pressão sobre o nervo mediano, cortando as bandas fibrosas que exercem pressão no nervo.

Mas e você, me conta se já buscou ter uma vida mais saudável. Se está buscando algum tipo de tratamento ou acompanhamento, entre contato e vamos juntos buscar a melhor solução.