Diferença entre artrite e artrose

Artrite e artrose são patologias com nome parecido, e isso pode causar alguma confusão quanto ao que cada uma causa no corpo humano. São extremamente comuns e atingem um grande percentual da população, mas antes de falar sobre a diferença entre elas, vamos conhecer cada uma:

Atrite

De forma simplificada, a artrite se trata de uma inflamação articular e aumenta o atrito entre ossos e outras estruturas. Ela possui vários tipos de classificações e uma das artrites mais comuns e que está entre as patologias que mais afastam pessoas do trabalho, é a osteoartrite.

A osteoartrite ocasiona a inflamação de tecidos articulares e com isso, a sua degeneração, onde acaba gerando impacto entre as estruturas e com o passar do tempo, traz complicações.

A artrite pode ser originada por doenças reumáticas, desequilíbrios e desvios posturais, excesso de peso, inatividade física e envelhecimento.

Artrose

A artrose ocorre, quando a degeneração das cartilagens e demais estruturas, geradas pela inflamação da artrite e osteoartrite, se torna mais acentuada.

É uma degeneração crônica de uma cartilagem ou estrutura óssea, em muitos casos, é o resultado de uma osteoartrite que evoluiu para uma artrose. Podemos dizer de forma geral, que é quando o osso e cartilagem ficam “gastos” de uma forma muito mais acentuada.

A artrose pode ser originada de acordo com inúmeras situações, como hereditariedade, excesso de peso, inatividade física, desequilíbrios musculares e posturais ou com doenças preexistentes mau tratadas.

Diferença entre artrite e artrose

A grosso modo, a artrite é a inflamação enquanto a artrose é a degeneração das articulações. A artrose acaba tendo um tratamento muito mais demorado e complexo, se comparado à artrite, os movimentos são muito mais limitados, assim como a funcionalidade do paciente. Uma artrite que não for estabilizada e evitada, pode vir a ocasionar uma artrose.

Em ambas patologias, a dor articular é o sintoma mais comum. Mas é muito importante entender que a dor articular é originada de diversas questões, como inflamação ou degeneração, então é necessário analisar todo o histórico do paciente para diferenciar a artrite da artrose.

As formas de prevenção são muito similares. Algumas dicas importantes:

• Manter os níveis adequados de fortalecimento muscular;
  • Ter cuidado com o peso, pois o peso excessivo gera maior impacto;
  • Evitar movimentos repetitivos.

Ficou alguma dúvida sobre artrite ou artrose? Comenta aqui embaixo que vou esclarecer assim que possível.