Diferença entre dor lombar e hérnia de disco

Dor lombar e hérnia de disco

Muitas são as patologias que podem acometer a sua coluna, entre elas está a hérnia de disco. E, nesse cenário, a dor lombar e a hérnia de disco estão estreitamente interligadas. Porém não é toda a dor que se sente na lombar que é resultado dela.

Muito comum tanto entre os jovens como em pessoas de idade mais avançada, as dores nas costas são uma das maiores queixas da população brasileira. Na maioria dos casos, as dores trazem mudanças no estilo de vida, com redução de movimentos e atividades, comprometendo a qualidade de vida.

Dor na região lombar é um sintoma, assim como dor de cabeça ou dor de barriga. Há diversas doenças que podem causar dor lombar, como problemas da coluna (vértebras, discos e ligamentos), da musculatura das costas, de órgãos internos (como rins, estômago, intestino e pâncreas), além de problemas emocionais.

Dor lombar e hérnia de disco

A hérnia de disco é a doença que mais provoca dores nas costas e alterações de sensibilidade para coxa, perna e pé. Segundo um estudo, aproximadamente 80% das pessoas podem ter dor lombar em algum momento de suas vidas.

Como acontece a Hérnia de Disco?

As hérnias discais são mais frequentes nas regiões lombar e cervical da coluna, porque essas são áreas mais expostas ao movimento e que suportam maior carga. No interior do disco existe o núcleo, que é composto de material pulposo é isso acaba dando o nome a região.

dor lombar e hérnia de disco Neurocirurgião SP
Aqui, é possível identificar o líquido do núcleo vazado para os nervos da coluna

O anel fibroso é rompido por decorrência do desgaste por míticos multifatoriais e permitindo o extravasamento do material pulposo, promovendo um cenário propício para a compressão dos nervos da coluna, inclusive de função motora dos membros inferiores.

Quais os sintomas?

Os sintomas gerais das hérnias lombares são:

• dor na região lombar;
  • fisgadas nas costas;
  • câimbras noturnas;
  • irradiação para as pernas;
  • formigamentos nas pernas;
  • amortecimentos nos pés;
  • e em muitos casos o travamento da coluna.

Na maioria dos casos, os sintomas melhoram naturalmente com três meses, mas podem ser auxiliados com tratamentos clínicos e fisioterapêuticos. Mesmo o paciente se sentindo bem sem tratamento, é importante que ele faça um acompanhamento voltado para o fortalecimento da coluna.

Tratamento

• Tratamento conservador: eles têm obtidos ótimos resultados através de práticas orientadas e regulares de fisioterapia para o fortalecimento muscular, auxiliando na sustentação mecânica corpórea.

• Tratamento cirúrgico: recomendado quando o paciente apresenta um quadro muito grave da doença.

Como prevenir?

O importante é jamais forçar demais, apenas, uma parte do corpo, os ossos têm que suportar pesos iguais. Manter a postura correta não é importante apenas, para a boa aparência, mas por exemplo, má postura desde a infância, já predispõem problemas na vida adulta.

Daí a necessidade de prevenir hábitos incorretos de postura. Então, confira algumas dicas:

• Ao realizar atividades domésticas – evite ficar com o tronco inclinado se estiver em pé, o local de apoio deve ter uma altura suficiente para não se inclinar. Ao erguer um peso deve-se abaixar flexionando os joelhos até em baixo sem curvar a coluna, levantar-se transferindo a carga para os músculos das pernas que são mais fortes do que os da coluna

• Ao se sentar – procure manter os pés apoiados no chão e coxas sobre a maior área possível do assento. Evite cruzar as pernas e deixe-as ligeiramente afastadas, já que a coluna deve ser mantida ereta, de forma a preservar suas curvas naturais, então encoste as costas completamente no sofá ou na cadeira, evitando esparramar-se.

• Ao trabalhar – se você trabalha sentado, evite torções de corpo inteiro, levante-se ou use uma cadeira apropriada que gire com facilidade para pegar algo, falar com alguém ou jogar papel no lixo. Ao usar o computador, procure regular a tela de modo que a borda superior fique na altura do olhar para o horizonte, mantenha o queixo paralelo ao chão.

• Ao dormir – se você costuma dormir de barriga para cima, utilize um travesseiro em baixo dos joelhos. Ao dormir de lado, um travesseiro entre as pernas que devem estar dobradas. Dormir de bruços não é recomendado, mas se você não consegue de outro jeito utilize um travesseiro embaixo da barriga e não da cabeça, diminuindo assim a curvatura lombar.

• Hábitos saudáveis – é importante manter hábitos que melhorem o funcionamento do organismo no geral. Então ter uma boa alimentação, não fumar e reduzir o consumo de álcool, podem ajudar a prevenir a hérnia de disco.

Em caso de dor lombar e hérnia de disco, ou qualquer outro tipo de dor, entre em contato e vamos juntos buscar a melhor solução de seu problema.

Siga nossa página: