DOR DA SÍNDROME FACETÁRIA

O que é:
É uma condição muito comum na coluna vertebral e uma das principais causas de dor crônica. As facetas são articulações ou “juntas” entre as vértebras (ossos da coluna) e fornecem cerca de 20% da estabilidade torcional na coluna cervical e lombar. E existem duas articulações entre cada par de vértebras.

As facetas ligam cada vértebra à aquela diretamente acima e abaixo dela, e permitem que os corpos vertebrais tenham um pequeno movimento de amplitude angular.

A cartilagem das articulações permite o movimento dos ossos vertebrais, e cada uma é revestida por uma membrana sinovial, que produz o líquido para a lubrificação da articulação e proporcionar movimentos harmônicos.

As articulações facetárias são inervadas pelo ramo medial do ramo dorsal do nervo espinhal correspondente.

Anatomia da faceta articular:
DOR DA SÍNDROME FACETÁRIA Neurocirurgião São Paulo SP (2)
DOR no dorso e ombros NEUROCIRURGIÃO São Paulo SP
DOR nas costas coxas NEUROCIRURGIÃO São Paulo SP

Sintomas das dores facetarias:

Depende da localização da articulação afetada e os nervos que estão envolvidos, portanto, se:

• Articulação afetada na coluna cervical:  causa dor localizada na nuca e / ou referida no dorso e ombros, dores de cabeça, e escapulas. Da mesma forma, uma característica especifica é a piora da dor a realização de extensão do pescoço.
  • Articulação afetada na parte inferior das costas ou coluna lombar:  pode causar dor nas costas, dor referida nas nádegas e / ou na parte posterior das coxas, piorando ao realizar movimento de extensão das costas.
Como a síndrome facetária é diagnosticada?
O diagnóstico é realizado com histórico clínico característico e exame físico de coluna vertebral detalhado, com;
  • radiografias;
  • tomografia computadorizada (TC) ou;
  • uma ressonância magnética (MRI)

Que então, são utilizados para descartar outro transtorno como a causa da dor.

• Bloqueio facetário:   são injeções de medicamentos anestésicos dentro ou perto dos nervos que inervam a faceta articular. Sendo assim, a redução significativa da dor após o anestésico ser administrado é considerado uma confirmação da síndrome facetária. Este procedimento é realizado para diagnóstico e para tratamento da dor.
bloqueio FACETÁRIo NEUROCIRURGIÃO São Paulo SP

Como a síndrome da articulação facetária é tratada?

Com uma combinação de terapias não-cirúrgicas  para aliviar a inflamação local:

• Correção da postura da coluna vertebral – O alinhamento correto da coluna vertebral reduz o estresse da sobrecarga mecânica nas articulações das facetas da coluna vertebral, consequentemente aliviando a causa da dor.
  • Exercício/fisioterapia – Para melhorar a flexibilidade e a força dos músculos paravertebrais e abdominais.
  • Medicação – medicamentos como anti-inflamatórios não-esteróides (AINEs) podem ser usados por curto intervalo de tempo,  analgésicos e ou relaxantes musculares.

Obs: a automedicação é responsável por graves problemas de saúde, sempre consulte um médico para orientação das medicações.

• Bloqueio facetário – Em pacientes selecionados, um bloqueio da junção da faceta ajuda bastante no tratamento para a síndrome facetária.
  • Rizotomia por radiofreqüência (também chamado de neurotomia): Um procedimento que envolve a destruição e ou modulação dos nervos das articulações facetarias ( ramo medial do ramo dorsal). A técnica envolve a geração de calor altamente localizado na ponta de uma agulha que é conectada a um aparelho de radiofreqüência. A rizotomia é um procedimento percutâneo e realizado sob anestesia local. Agulhas são posicionadas nas costas do paciente e conectadas ao aparelho de radiofrequência. Não necessita, portanto, de qualquer incisão cirúrgica ou pontos.
Rizotomia por radiofreqüência NEUROCIRURGIÃO São Paulo SP
DOR DA SÍNDROME FACETÁRIA NEUROCIRURGIÃO São Paulo SP

Figura 1: Agulhas posicionadas em facetas lombares para rizotomia do ramo medial do ramo dorsal.

Figura 2: Após posicionamento das agulhas, o aparelho de radiofrequência irá gerar corrente elétrica que modulará o sinais dolorosas da articulação facetaria.

Vamos agendar a sua consulta? Entre em contato, clique aqui.