É possível evitar um aneurisma cerebral?

É possível evitar um aneurisma cerebral? Neurocirurgião São Paulo SP

Aneurisma cerebral (AC), é uma dilatação que se forma na parede enfraquecida de uma artéria do cérebro. Ou seja, a pressão normal do sangue, dentro do vaso, força essa região menos resistente e dá origem a uma saliência, semelhante a uma bexiga, que costuma crescer vagarosamente.

É uma protuberância anormal nas artérias que fornecem sangue ao cérebro, são propensos à ruptura e podem causar acidente vascular cerebral hemorrágico (AVC).

Depois que um AC é encontrado, não se espera que ele se resolva por conta própria. No entanto, o crescimento, a mudança, o risco de ruptura ou a formação de um novo aneurisma podem ser reduzidos.

Conviver com aneurisma cerebral

O problema de conviver com um aneurisma é o risco de ruptura e consequentemente, um vazamento de sangue para o tecido cerebral.

Outro risco iminente está na possibilidade de esse vaso dilatado comprimir regiões cerebrais nobres e comprometer as funções que dependem delas.

Os pacientes devem evitar comportamentos que possam causar flutuações na pressão arterial, incluindo manter-se aquecido durante a alternância sazonal, manter a urina e a defecação desobstruídas, evitar exercícios físicos de alta intensidade.

O controle dos níveis de pressão arterial é fundamental para prevenir a ruptura do aneurisma intracraniano, e uma revisão resumida dos eventos de ruptura induzida permite uma melhor educação em saúde para os pacientes.

Quais são os sintomas de um aneurisma cerebral?

Os aneurismas pequenos costumam ser assintomáticos. E quando crescem, eles podem comprimir determinadas estruturas cerebrais e, dessa forma, gerar sintomas que variam conforme a região do cérebro afetada. Além disso: a intensidade dos sintomas é relacionada com o tamanho e a extensão da lesão e do sangramento.

Os sinais de um aneurisma intacto, podem ser (em casos específicos): visão dupla, pupila dilatada, dormência ou formigamento na cabeça e dor no pescoço. Mas os sinais mais comuns podem incluir:

• Dor de cabeça súbita;
  • Náuseas;
  • Vômitos;
  • Perda da consciência.

Quais são os sintomas de um aneurisma cerebral rompido?

A forte dor surge repentinamente e dura horas ou dias. Pessoas com ruptura de aneurisma cerebral costumam dizer que a dor de cabeça é a pior dor de cabeça de suas vidas.

É uma emergência médica que requer tratamento médico de imediato e pode ser fatal.

Além da forte dor de cabeça, você pode ter alguns dos mesmos sintomas de um aneurisma não roto (citado acima), os sintomas também pode ser:

• Torcicolo.
  • Sonolência ou até coma.
  • Confusão mental.
  • Tonturas ou problemas de equilíbrio.
  • Dificuldade em falar.
  • Ataque cardíaco.

É possível evitar um AC?

Existem os fatores de risco modificáveis e os não modificáveis.

• Não modificáveis – sexo masculino, histórico familiar, raça branca e idade;
  • Modificáveis – fumo, hipertensão arterial, colesterol elevado, obesidade e doença aterosclerótica pré-existente.

Portanto, as etapas que você pode realizar para evitar novas dilatações, incluem:

• Controlar a pressão arterial;
  • Manter índices adequados de glicose, colesterol e triglicérides;
  • Ter uma alimentação saudável, à base de vegetais, frutas, fibras e carnes magras;
  • Praticar exercícios físicos regularmente;
  • Não fumar;
  • Não ingerir bebidas alcoólicas em excesso;
  • Se houver casos de aneurisma na família, deve-se visitar o neurologista periodicamente para rastrear o risco de surgimento de eventuais dilatações.

Costuma sentir algum desses sintomas? Entre em contato e vamos buscar a melhor solução de seu problema.