Um traumatismo crânioencefálico (TCE) que envolve o cérebro é particularmente preocupante.
É considerado a maior causa de morte e incapacidade em todo mundo, principalmente entre adultos jovens. Segundo pesquisas, estima-se que no Brasil, mais de um milhão de pessoas vivam com sequelas neurológicas decorrentes do TCE.
Os traumatismos cranianos incluem os seguintes:
- Lesão do couro cabeludo
- Fraturas do crânio
- Concussões, muitas vezes relacionadas a esportes
- Contusões e lacerações do cérebro
- Acúmulo de sangue dentro do cérebro ou entre o cérebro e o crânio (hematoma intracraniano).
- Danos aos neurônios por todo o cérebro (lesão axonal difusa)
- Também poderá se desenvolver um sangramento entre as camadas que cobrem o cérebro (como uma hemorragia subaracnoidea).
Tipos de TCE
A fisiopatologia da lesão cerebral pode ser dividida em duas categorias: a lesão cerebral primária e a lesão cerebral secundária. Vamos entender cada uma delas:
- Lesão cerebral primária – Corresponde as lesões que ocorrem no momento do trauma. Essas lesões são decorrentes da transferência de uma energia externa para a região intracraniana e podem estar relacionadas a diversos mecanismos, incluindo o impacto direto; aceleração ou desaceleração rápida; ferimentos penetrantes; ou ondas de explosão.
Contusões focais – As contusões focais são as lesões mais comumente encontradas em pacientes com traumatismo crânioencefálico, estando presentes em até 30% dos casos. Os locais de ocorrência mais comuns são os lobos temporal e frontal, que são as regiões mais vulneráveis quando há impacto direto;
Hematomas
Os hematomas costumam aparecer quando a força externa é distribuída pelas superfícies cerebrais mais superficiais. Podem ser de três tipos:
- Hematoma Epidural – Corresponde a uma coleção de sangue no espaço epidural – entre a dura-máter e a superfície interna do crânio -, e ocorre devido a lesões nas artérias meníngeas;
- Hematoma Subdural – Localizado no espaço subdural, ocorre geralmente devido a traumas nas veias pontes do córtex cerebral. É uma lesão que costuma assumir o formato do contorno do cérebro, ao contrário do hematoma epidural, que tem uma apresentação mais bem delimitada;
- Hemorragia Subaracnóidea (HSA) – Sangramento que ocorre no espaço subaracnóideo, entre a pia-máter e aracnoide.
Lesão Axonal Difusa – Também chamada de lesão por cisalhamento, costuma ocorrer após impactos de alta velocidade ou em mecanismos de desaceleração, e corresponde a múltiplas hemorragias pontilhadas localizadas nos hemisférios cerebrais, principalmente nos limites entre a substância cinzenta e branca. Essas lesões costumam apresentar um prognóstico bastante reservado.
- Lesões secundárias – Lesões secundárias podem ocorrer, portanto, por baixa da pressão cerebral, diminuição de oxigênio no tecido cerebral, aumento da pressão parcial ou por aumento da frequência respiratória descompassada. O objetivo do tratamento é:
- Aumentar perfusão e fluxo sanguíneo cerebral;
- Redução de pressão intracraniana, quando elevada;
- Manter volume intravascular e pressão normais;
- Manter oxigenação e ventilação.
Causas de traumatismo crânioencefálico
Causas comuns de TCE são quedas (especialmente em idosos e crianças pequenas), acidentes com veículos motorizados, agressões físicas e acidentes durante a prática de esportes ou atividades recreativas. Acidentes no local de trabalho (por exemplo, durante a operação de maquinaria) e armas de fogo também causam traumatismos cranianos.
Frequentemente, as lesões são causadas por um impacto direto. Contudo, o cérebro pode ser danificado mesmo que a cabeça não tenha sido atingida. Por exemplo, sacudidelas violentas ou desaceleração súbita podem danificar o cérebro mole quando este colide com o crânio rígido. Nesses casos, poderão não existir quaisquer lesões visíveis na cabeça.
Mas e você, me conta o que achou sobre traumatismo crânioencefálico. Se está buscando algum tipo de tratamento ou acompanhamento, entre contato e vamos juntos buscar a melhor solução.
Conheça outros artigos:
- Como é feita a cirurgia de Discectomia Percutânea?
- A Toxina Botulínica pode ser usada no tratamento da dor?
- Como ocorre a Neoplasia Raquimedular?
- Sabia que existem cirurgias endonasais?
- O que leva a pessoa a ter Esclerose Múltipla?
Siga minha página: