O que eu gostaria de saber sobre dor lombar

O que eu gostaria de saber sobre dor lombar - Neurocirurgião São Paulo - SP
O que eu gostaria de saber sobre dor lombar – Neurocirurgião São Paulo – SP

Dor lombar impõem implicações como incapacidade funcional e diminuição da qualidade de vida do paciente. Um documento da Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 7 em cada 10 pessoas, ao longo da vida, vão sentir esse tipo de dor nas costas.

A região lombar é formada por vértebras (os ossos que compõem a coluna) que conectam o tórax, a cintura e as pernas. Essa estrutura permite que você faça a maioria dos movimentos, além de garantir que possa ficar em pé, levantar e andar.

Principais causas

A causa mais comum da dor na região lombar é a distensão muscular ou torção de ligamentos (que são faixas de tecido, duras e curtas, que seguram seus ossos nas articulações), isto pode acontecer de um ou dos dois lados das suas costas e sua dor piora com o movimento e melhora com o repouso. Mas nem sempre é possível dizer o que está causando sua dor lombar.

Outras causas comuns incluem:

• Envelhecimento
  • Sedentarismo
  • Má postura
  • Obesidade
  • Perda de massa muscular
  • Fumo – contribui para degenerar os discos
  • Exagero na prática de esportes
  • Emoções negativas e o estresse

Tipos da dor lombar

• Aguda – Aparece de repente ou logo após determinado movimento e pode durar cerca de seis semanas;
  • Subaguda – Incomoda por seis semanas até três meses, aproximadamente;
  • Crônica – É intensa e persiste por mais de três meses;
  • Referida – A sensação dolorosa parte de um ponto e irradia para outro ponto (da lombar para o glúteo ou perna, por exemplo).

Tratamento da dor

O tratamento costuma ser baseado na causa da dor lombar e na sua duração. Mas, em geral, a maior parte da dor lombar desaparece com bons cuidados em casa.

Assim que a dor é controlada, é orientado que comece a fazer exercícios leves para fortalecimento. Pois músculos mais fortes podem estabilizar suas costas para que doa menos.

A culpa geralmente é da falta de alongamento e fortalecimento dos músculos, que não estão preparados para suportar a carga imposta.

Se você sente dor na lombar, entre em contato e vamos buscar a melhor solução de seu problema.