DR JÂNIO ALVES FERREIRA Neurocirurgião São Paulo SP

BLOg do neurocirurgião

Neuromodulação no joelho, saiba tudo sobre essa técnica

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Share on print
Neuromodulação no joelho, saiba tudo sobre essa técnica - Neurocirurgião São Paulo - SP
Neuromodulação no joelho, saiba tudo sobre essa técnica – Neurocirurgião São Paulo – SP

A Neuromodulação no joelho é um tratamento de radiofrequência (RF), uma forma de neuromodulação que modula a transmissão do sinal de dor e tornou-se progressivamente mais comum como tratamento para dores nessa região. 

A dor da região do joelho é uma das mais comuns no Brasil e no mundo. De acordo com uma pesquisa realizada por uma empresa especialista em palmilhas ortopédicas, aproximadamente 69% dos brasileiros com mais de 18 anos sentem dores na articulação do joelho. 

Principais causas de dores no joelho 

  • Lesões por traumas – Quedas, traumas diretos, entorses são as principais causas; 
  • Rompimento de ligamento – Essa ruptura de ligamento do joelho pode acontecer por entorse provocada por uma pancada forte ou torção do joelho durante uma mudança súbita de direção; 
  • Osteoartrose – A osteoartrose, ou artrose no joelho, é uma doença causada pela degeneração da cartilagem. Essa alteração causa dor, limitação de movimentos e diminui a qualidade de vida; 
  • Artrite reumatoide – É uma doença autoimune, inflamatória e crônica que provoca rigidez, dor e edema nas articulações; 
  • Entre outros. 

 Como funciona a Neuromodulação no joelho? 

A neuromodulação dos nervos geniculares do joelho é indicada principalmente para os casos de artrose no joelho em que o paciente não respondeu a tratamento conservadores, ou seja, fisioterapia e medicamentos.  

É uma técnica minimamente invasiva, pode ser utilizada em qualquer idade, porém é muito indicada para os pacientes idosos, que não querem ou não podem se submeter a um procedimento cirúrgico mais complexo. 

Trata-se de uma corrente elétrica alternada com frequência oscilatória de 500.000hz, a qual gera o calor necessário para lesão neuronal desejada. Além da RF ablativa convencional (na temperatura de 80 a 90°C), pode-se utilizar RF pulsada (temperatura até 45°C) e a RF ablativa refrigerada. 

No joelho, o principal alvo da RF consiste na inervação sensorial peri ou intra-articular, através dos ramos geniculares. 

Mas e você, me conta se já conhecia o tratamento de neuromodulação no joelho. Se está buscando algum tipo de tratamento, entre contato e vamos juntos encontrar a melhor solução. 

Conheça outros artigos: 

Siga minha página: