O que é infiltração para dores crônicas?

O que é infiltração para dores crônicas na cervical - Neurocirurgião São Paulo - SP
O que é infiltração para dores crônicas na cervical – Neurocirurgião São Paulo – SP

A infiltração na coluna é um importante auxiliar ao tratamento clínico da dor. É um tratamento minimamente invasivo e que pode permitir uma melhora rápida do processo doloroso. Também pode ser chamada de bloqueio na coluna e pode ser realizada em alguns pontos específicos.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 80% da população já teve ou terá dor na coluna em algum momento da vida. Por isso, a infiltração na coluna surge como uma opção de tratamento.

Como funciona?

O principal objetivo é minimizar a dor e a inflamação, e permitir assim, a recuperação e a qualidade de vida. A técnica pode aplicada em pontos específicos, a fim de promover a analgesia e a ação anti-inflamatória de diversos quadros clínicos.

O procedimento é realizado de forma percutânea (sem cortes), com o uso de seringas e agulhas, fazendo com que o procedimento seja o menos invasivo possível.

Esses bloqueios têm duas ações principais, uma ação analgésica aguda e outra anti-inflamatória a médio e longo prazo. Dessa forma, é possível fazer uma reabilitação precoce e bloquear o ciclo de dor crônica.

São aplicados medicamentos que consistem em uma mistura de analgésicos, corticoides e soro fisiológico. Esta opção de tratamento diminui a dor de maneira significativa e promove uma reabilitação precoce para o problema apresentado.

Quais problemas podem ser tratados?

São diversas as condições que podem ser tratadas com o procedimento de infiltração na coluna. As principais condições de coluna tratadas são:

• Hérnia de disco;
  • Artrose;
  • Osteófitos (bicos de papagaio);
  • Estenose;
  • Dor crônica localizada;
  • Osteoartrite ou artrose com dor frequente;
  • Anquilose da coluna.

Se esses problemas forem progressivos ou não surtirem efeitos com o tratamento clínico convencional, a intervenção através da infiltração pode ser necessária. Esse procedimento pode ser realizado tanto na fase aguda como na fase crônica de dor, já que o objetivo principal é “quebrar o ciclo de dor e inflamação” local.

Mas e você, me conta se já conhecia esse tipo de tratamento para dores crônicas. Se está buscando algum tipo de tratamento, entre contato e vamos juntos buscar a melhor solução.