Tumores cerebrais: O que não te contaram

Tumores cerebrais O que não te contaram - Neurocirurgião São Paulo - SP
Tumores cerebrais O que não te contaram – Neurocirurgião São Paulo – SP

Os tumores cerebrais referem-se ao crescimento anormal de células dentro do crânio que pode levar a compressão e lesão de células normais do cérebro, e podem ser cancerosos (malignos) ou não cancerosos (benignos). Eles podem ter origem no cérebro ou ter se espalhado (metástase) a partir de uma outra parte do corpo.

O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que, para cada ano do triênio 2020/2022, sejam diagnosticados no Brasil 11.100 novos casos de tumores cerebrais/sistema nervoso central, sendo 5.870 em homens e 5.230 em mulheres.

Tipos de tumores cerebrais

• Primária: Os tumores primários têm origem nas células localizadas dentro do cérebro ou próximas dele. Podem ser cancerosos ou não cancerosos.
  • Secundária: Esses tumores são metástases. Isto é, eles são originários de outra parte do corpo e se espalharam para o cérebro. Desta forma, são sempre cancerosos.

Sintomas

Os sintomas apresentam-se tanto nos tumores cerebrais não cancerosos como nos cancerosos. Tumores não cancerosos crescem lentamente e podem crescer excessivamente antes de causar sintomas. Os tumores cancerosos geralmente crescem rapidamente.

Os primeiros sintomas e a sua evolução dependem do tamanho do tumor, da velocidade de crescimento e da sua localização. E dependendo do local do cérebro que for afetado, o tumor pode desencadear sintomas específicos inerentes às funções daquela mesma área.

Muitos sintomas são decorrentes do aumento da pressão dentro do crânio:

• Cefaleia;
  • Piora na função mental;
  • Problemas devido à pressão sobre as estruturas específicas do cérebro ou próximas dele, tais como o nervo para o olho (nervo óptico).

Mais tarde, à medida que a pressão dentro do crânio aumenta, podem surgir náuseas, vômitos, letargia, sonolência, febre intermitente ou mesmo coma. A visão pode borrar de repente, quando a pessoa muda de posição e os sintomas frequentes são: vertigem, falta de equilíbrio e falta de coordenação. Alguns tumores cerebrais, geralmente os tumores primários, causam convulsões.

Tratamento

O tratamento depende da sua localização e do tipo de tumor. Às vezes, podem ser usados medicamentos para reduzir a pressão no interior do crânio, ou pode ser realizada cirurgia, radioterapia, quimioterapia ou uma combinação delas.

A cirurgia tradicional causa, por vezes, lesões cerebrais que podem conduzir a uma paralisia parcial, a alterações na sensibilidade, fraqueza e deterioração intelectual. No entanto, é indispensável extrair um tumor, seja canceroso ou não, se o seu crescimento comprometer estruturas cerebrais importantes.

Ficou alguma dúvida sobre tumor cerebral? Comenta aqui abaixo que vou esclarecer assim que possível, ou clique aqui e saiba mais.