A malformação de Chiari é causada por um defeito estrutural no crânio que faz com que parte das tonsilas cerebelares sejam empurradas para o canal espinhal. Os sintomas podem surgir em fases mais adultas, como as dores de cabeça, mesmo que esse problema seja oriundo desde o nascimento.
É uma malformação craniana que ocorre no nível da junção do pescoço com a cabeça. Basicamente, ela acontece quando parte das tonsilas cerebelares adentra no canal vertebral, causando diversos problemas, dentre eles problemas de circulação do líquido céfalo-raquidiano.
Origem
O patologista alemão Hans Chiari foi quem descreveu pela primeira vez em 1890 algumas anormalidades na região da junção do crânio com a coluna cervical. Ele classificou essas alterações em quatro tipos conforme a gravidade, mas, atualmente, são considerados apenas os tipos 1 e 2, pois os outros são extremamente raros.
- Chiari tipo I — é a variação mais comum e se desenvolve à medida que o crânio e o cérebro estão crescendo. Com isso, os sinais e sintomas podem aparecer somente no final da infância ou já na idade adulta. Sua característica principal é a descida de dois pequenos lóbulos do cerebelo, um de cada lado, chamados de “tonsilas cerebelares”. Elas se deslocam do crânio para dentro do canal vertebral.
- Chiari tipo II ou Arnold-Chiari — A forma pediátrica, malformação de Chiari tipo 2, está presente ao nascimento (congênita). Além das tonsilas cerebelares, também ocorre o deslocamento de parte do cerebelo e do bulbo através do forame magno, o orifício inferior do crânio.
Sintomas
Quando a formação do crânio não ocorre de forma normal, conforme a idade avança, podem surgir problemas graves de saúde. Por isso, os sintomas costumam aparecer na fase adulta, a partir da terceira década de vida. E os mais recorrentes são:
- dor cervical;
- dor de cabeça intensa;
- fraqueza muscular;
- dormência ou alteração da sensibilidade nos membros;
- e dificuldade de equilíbrio.
Outros sintomas que podem surgir, são:
- Vertigem;
- distúrbios visuais;
- zumbidos;
- dificuldade para engolir;
- palpitação;
- apneia do sono;
- diminuição das habilidades motoras finas;
- e fadiga crônica.
Tratamento
Se os sintomas forem leves, é feito apenas o monitoramento da saúde com ressonâncias magnéticas regulares.
O tratamento depende dos sintomas e da gravidade do caso, onde em casos mais graves, pode ser recomendada cirurgia de descompressão.
Essa doença pede o acompanhamento do neurocirurgião pra que sejam avaliados os fatores necessários para a indicação cirúrgica. Para saber um pouco mais, clique aqui.
E você, me conta se já conhecia sobre a Malformação de Chiari. Se está buscando algum tipo de tratamento ou acompanhamento, entre contato e vamos juntos buscar a melhor solução.
Conheça outros artigos:
- Como é feita a cirurgia de Discectomia Percutânea?
- A Toxina Botulínica pode ser usada no tratamento da dor?
- Como ocorre a Neoplasia Raquimedular?
- Sabia que existem cirurgias endonasais?
- O que leva a pessoa a ter Esclerose Múltipla?
Siga minha página: