O que você precisa saber sobre escoliose torácica

O que você precisa saber sobre escoliose torácica - Neurocirurgião São Paulo - SP
O que você precisa saber sobre escoliose torácica – Neurocirurgião São Paulo – SP

A escoliose torácica é uma curva anômala na coluna vertebral. Uma curvatura anormal que pode ser observada pela frente ou pelas costas do paciente (plano coronal), num ângulo maior que 10 graus.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), no Brasil são mais de 1,6 milhão de pessoas com a doença. Sua manifestação é mais incidente em mulheres, e cerca de 160 mil dessas pessoas precisam de tratamento cirúrgico.

A maioria dos casos se manifestam desde a infância e, por isso, o diagnóstico da escoliose precisa ser feito o mais precocemente possível, preferencialmente na infância e juventude, para que o tratamento seja mais eficaz e menos invasivo, diminuindo as chances do paciente desenvolver deformidades mais complexas que só poderão ser melhoradas ou corrigidas por meio de cirurgia.

Causas

A escoliose pode ser congênita, causada pela má formação das cartilagens de crescimento das vértebras ou pela fusão das costelas durante a gestação. Pode também ser causada por distúrbios neuromusculares, como as distrofias musculares e a paralisia cerebral.

Segundo a OMS, porém, em 80% dos casos, a causa é idiopática, ou seja, sua origem ainda não foi esclarecida. Quadros mais graves da doença podem limitar a mobilidade da coluna e reduzir o espaço do tórax que abriga os órgãos dos sistemas respiratório e cardíaco, impedindo que funcionem a contento.

Nos casos em que é possível determinar a causa, os desvios anormais da coluna podem ter explicação genética, serem provocados por anomalias congênitas ou adquiridas ao longo da vida. Podem, ainda, estar associados a alterações ósseas, musculares ou neurológicas do organismo. Entre elas, vale destacar hábitos posturais inadequados, traumatismos, tumores, obesidade, atividade física imprópria, vida sedentária, tabagismo.

Tratamento

Depende do tipo e da gravidade da escoliose. Na maioria dos casos, o tratamento consiste em uma abordagem conservadora com a observação, orientações médicas, e com visitas periódicas para acompanhar a progressão da curva.

Alguns casos necessitam de cuidados especiais, desde sessões de RPG, fisioterapia e Pilates até o uso de coletes ortopédicos ou mesmo, nos quadros extremos, uma intervenção Cirúrgica.

Se você tem escoliose ou conhece alguém que tem, e está buscando tratamento, entre em contato e vamos juntos, entender e tratar do seu caso.