BLOg do neurocirurgião

Quais as principais patologias que causam dor no ombro?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Share on print
Quais as principais patologias que causam dor no ombro - Neurocirurgião São Paulo - SP
Quais as principais patologias que causam dor no ombro – Neurocirurgião São Paulo – SP

O ombro é uma das articulações mais complexas do corpo humano e envolve uma grande variedade de músculos, ligamentos e nervos. Quando ocorre uma lesão ou irritação nos nervos que passam pelo ombro, pode haver dor e desconforto na região.

Principais patologias que causam dor no ombro

  • Síndrome do impacto: ocorre quando os tendões do manguito rotador são comprimidos pela estrutura óssea da região, causando inflamação e dor. Em casos mais avançados, a síndrome do impacto pode levar a lesões dos nervos que passam pela região.
  • Neuropatia do supraescapular: é uma condição que afeta o nervo supraescapular, responsável pela inervação dos músculos que movimentam o ombro. A neuropatia do supraescapular pode causar dor e fraqueza na região.
  • Síndrome do desfiladeiro torácico: ocorre quando os nervos que passam pelo espaço entre a clavícula e a primeira costela são comprimidos, causando dor e formigamento no ombro e no braço.
  • Síndrome do plexo braquial: é uma condição que afeta o conjunto de nervos que inervam o braço e a mão. A síndrome do plexo braquial pode causar dor, fraqueza e formigamento no ombro, braço e mão.
  • Hérnia de disco cervical: a hérnia de disco na região cervical da coluna vertebral pode comprimir os nervos que passam pelo ombro, causando dor e fraqueza.

Se você está sentindo dor, é importante procurar ajuda para identificar a causa e iniciar o tratamento adequado. 

Tratamento e prevenção

O tratamento pode incluir fisioterapia, medicamentos e, em alguns casos, cirurgia. Além disso, algumas medidas como evitar movimentos repetitivos, manter uma boa postura e praticar exercícios de fortalecimento muscular podem ajudar a prevenir lesões.

Mas e você, me conta se já conhecia essas patologias. Se está buscando algum tipo de tratamento ou acompanhamento, entre contato e vamos juntos buscar a melhor solução.

Conheça outros artigos:

Siga minha página: