DR JÂNIO ALVES FERREIRA Neurocirurgião São Paulo SP

BLOg do neurocirurgião

6 razões para você deixar de fumar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Share on print
Seis razões para deixar de fumar - Neurocirurgião - São Paulo SP
Seis razões para deixar de fumar

Deixar de fumar é uma luta constante. Qualquer tipo de cigarro é extremamente nocivo à saúde, e de diversas maneiras. Os fumantes estão expostos a várias doenças graves e fatais. 

De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde, entre os adultos, a prevalência de usuários atuais de produtos de tabaco, fumado ou não fumado, de uso diário ou ocasional, foi de 12,8% (20,4 milhões de pessoas). 

O tabagismo é a principal causa de morte evitável no mundo. Em estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS), publicado em 2011, o fumo era o responsável por cerca de 6 milhões de mortes anualmente. Em 2020 aponta que o tabaco mata mais de 8 milhões de pessoas por ano. Mais de 7 milhões dessas mortes resultam do uso direto desse produto, enquanto cerca de 1,2 milhão é o resultado de não-fumantes expostos ao fumo passivo.  

1 – Diminui o seu fôlego 

Fumar causa falta de fôlego - Neurocirurgião - São Paulo SP
Fumar causa falta de fôlego

Em média, os fumantes têm menor resistência física, menos fôlego e um desempenho reduzido nas atividades físicas, quando comparado aos não-fumantes. 

2 – Prejudica a sua autoestima 

Fumar prejudica a autoestima - Neurocirurgião - São Paulo SP
Fumar prejudica a autoestima

O tabaco é responsável pelo surgimento de rugas, manchas amarelas e ressecamento da pele, além de garantir um cabelo com menos viço, menos brilho e maior índice de queda. 

3 – Afetam o olfato e o paladar 

Fumar afetam o olfato e paladar - Neurocirurgião - São Paulo SP
Fumar afetam o olfato e paladar

De acordo com o INCA, o cigarro prejudica tanto o olfato e o paladar que dois dias de abstinência são necessários para melhorar a percepção dos cheiros e dos sabores. 

4 – Altera a sua saúde mental 

Fumar altera a saúde mental - Neurocirurgião - São Paulo SP
Fumar altera a saúde mental

Por ser uma substância psicoativa, a nicotina produz alterações no Sistema Nervoso Central, o que modifica o estado emocional e comportamental de quem fuma.  

5 – Fumar causa dor nas costas 

Fumar causa dor nas costas - Neurocirurgião - São Paulo SP
Fumar causa dor nas costas

Segundo estudos, o tabagismo e uso de um ou mais fármacos estão associados a dores nas costas. A ligação entre eles foi bem estabelecida na literatura, e estudos de meta-análise indicam maiores chances de dor nas costas em ex-fumantes e aqueles que sempre foram fumantes, em comparação com quem nunca fumou. 

Essa dor ocorre, porque a longo prazo, a fumaça do cigarro tende a decair a irrigação sanguínea no disco entre as vértebras, e por conta disso a chegada de nutrientes nessa área é prejudicada. Consequentemente, isso leva ao ressecamento dos discos e desgaste.

6 – Você pode ter um AVC ou câncer de pulmão 

Fumar pode resultar em AVC ou câncer de pulmão - Neurocirurgião - São Paulo SP
Fumar pode resultar em AVC ou câncer de pulmão

O cigarro tem mais de 4,7 mil substâncias presentes em sua composição e está na origem de 90% dos casos de câncer de pulmão no mundo. Ele também se relaciona a várias doenças do sistema cardiovascular, como infarto e acidente vascular cerebral (AVC). 

O AVC, é a doença que mais causa mortes no Brasil, e chega a ser responsável por mais de 100 mortes por ano, além de ser a maior causadora de incapacidade do mundo. Um dos principais fatores de risco da doença é o tabagismo.  

Os fumantes têm risco duas vezes maior de desenvolver um quadro de AVC em comparação com pessoas que não fumaram ao longo da vida. Estima-se que aproximadamente 20% dos casos de AVC estão relacionados ao tabagismo, segundo estudos

Deixar de fumar é sempre bem-vindo  

Deixar de fumar - Neurocirurgião - São Paulo SP
Deixar de fumar

Além desses pontos, outras doenças como hipertensão, trombose vascular, úlcera e infecções respiratórias também entram no radar dos fumantes.  

O ato de parar já reduz expressivamente os riscos e devolve o bem-estar físico e emocional. Em 20 minutos a pressão sanguínea e a pulsação arterial voltam ao normal, de acordo com o INCA. 

Com três semanas, a respiração e a circulação melhoram. Em um ano, o risco de morte por infarto cai 50%. Após 10 anos de abstinência, esse risco de infarto cai tanto que pode ser comparado ao de uma pessoa que nunca fumou. 

Para ter mais informações, estou disponibilizando um e-Book gratuito com bastante informação sobre o assunto.

Nesse e-Book, você vai encontrar dados de como a nicotina afeta a saúde do ser humano, seja ele usuário direto, passivo (que apenas convive com quem fuma e inala a fumaça), ou apenas quem se mudou para um local onde morava um fumante anteriormente, e como isso diminui drasticamente a expectativa de vida.

Mas além disso, também verá que ainda há tempo e que sempre é hora para parar de fumar.

Clique aqui ou na imagem, para baixar o seu.

Como a nicotina afeta a sua saúde - Neurocirurgião São Paulo
Como a nicotina afeta a sua saúde

E você, é fumante ativo ou ex-fumante e sente dores? Entre em contato e vamos procurar uma solução juntos. 

Conheça outros artigos: 

Siga minha página: