BLOg do neurocirurgião

Tudo sobre Estimulador Medular para dor

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Share on print
Tudo sobre Estimulador Medular para dor - Neurocirurgião São Paulo - SP
Tudo sobre Estimulador Medular para dor – Neurocirurgião São Paulo – SP

A utilização de um Estimulador Medular no tratamento da dor trata-se de um método seguro que garante altos índices de melhora dos sintomas dolorosos de forte intensidade. O tratamento é eficaz no controle da dor crônica em diversas partes do corpo, como na coluna vertebral, até nos braços, pernas, mãos e pés.

A estimulação da medula espinhal tem sido usada desde a década de 60 com objetivo de aliviar a dor neuropática, uma condição intratável até então. Utilizada para o tratamento de dor crônica refratária, particularmente síndrome de cirurgia lombar falhada (FBSS) e síndrome de dor regional complexa (SDRC).

O procedimento equivale basicamente à aplicação de estímulos sobre a medula espinhal a fim de interromper os sinais de dor enviados da medula para o cérebro. O método de neuromodulação consiste na emissão de impulsos elétricos através de um eletrodo.

Como funciona?

É implantado no paciente, um sistema chamado neuroestimulador medular. Utilizando um eletrodo sobre a medula, ligado a um dispositivo semelhante a um marca-passo, que entrega estímulos leves sobre a medula que bloqueiam os impulsos de dor que seriam transmitidos ao cérebro. O gerador conectado ao eletrodo gera uma corrente elétrica que é direcionada para regiões específicas da medula espinhal.

Quando esse tratamento é indicado?

Só está indicado para os casos que não tiveram melhora com outros tipos de tratamentos disponíveis, tais como: medicações, fisioterapia, acupuntura, hidroterapia, entre outros.

Se há outro tipo de cirurgia que pode ser realizada para melhorar os sintomas, este procedimento deve ser tentado antes da neuroestimulação medular.

Quais os benefícios?

  • Redução significativa e duradoura da dor na região;
  • Melhora na capacidade da realização de atividades diárias;
  • Redução do uso de medicações para dor;
  • O tratamento é reversível e não causa lesão de estruturas neurológicas. Assim, o mesmo pode ser desligado ou removido se necessário;
  • Entre outros.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Estudos da Dor (SBED), ao menos 37% da população brasileira, cerca de 60 milhões de pessoas, relatam sentir dor de forma crônica.

O procedimento de estimulação medular é eficaz no alívio das sensações de queimação, desconforto e pontadas que afetam essa região. A taxa de melhora significativa da dor ocorre entre 70% e 80% dos casos quando os pacientes são corretamente indicados e submetidos ao procedimento.

Mas e você, me conta se já conhecia esse tratamento de Estimulador Medular para dores crônicas. Se está buscando algum tipo de tratamento, entre contato e vamos juntos buscar a melhor solução.

Conheça outros artigos:

Siga minha página: